Confira a programação da SEMCOMP 2016

Algumas atividades ainda estão sendo confirmadas, fique de olho nas novas palestras e minicursos incluidos.

30/11

Quarta-Feira

01/12

Quinta-Feira

02/12

Sexta-Feira

03/12

Sábado
08:00
Geisa Santos
08:00 ~ 12:00
Instituto de Matemática - UFBA

Minicurso: Hackeando pela Diversidade

A ideia do Hackeando pela Diversidade é pensar em soluções que visam melhorar a vida de pessoas, inseridas nas minoriais sociais, utilizando a programação para instruir e reunir pessoas para um só propósito. Nesta oficina abordará Jornalismo de Dados, Web Scraping e Processing focando em Python.

Almoço
14:00
14:00
Entrada do Evento

Check-In


Seja Bem-vindo a SEMCOMP 2016!

Não esqueça de levar o documento de identidade para realizar o Check-In. Se você for estudante leve um comprovante de matricula na instituição de ensino superior.

É o dia do evento e ainda não me inscrevi na SEMCOMP, e agora?
Fique tranquilo, você poderá fazer a inscrição no local do evento em qualquer dia. Esperamos você na SEMCOMP 2016!

15:30
15:30 ~ 16:00

Mesa de Abertura


É hora de começar a SEMCOMP 2016!

Uma mesa cheia de convidados especiais farão as honras para o inicio do evento.

16:00
16:00 ~ 17:45

Apresentações: Start Me

O Start Me é uma iniciativa da Semana da Computação da UFBA com o objetivo de contribuir com o crescimento do cenário empreendedor baiano, com ênfase em projetos inovadores e com uso da tecnologia da informação. O programa foi realizado pela primeira vez no ano passado, e esse ano virá cheio de novidades. O foco será ajudar quem está no começo da jornada empreendedora, e também quem ainda não sabe como tirar sua ideia do papel.

18:00
Suzyanne Oliveira
18:00 ~ 19:30

MYSTARTUP: Use suas energias para executar algo inovador.

É cada vez maior o número e o desejo de jovens que em vez de trabalhar para uma grande empresa sonham dar o pontapé inicial no seu próprio negócio. Só a vontade não é suficiente para tirar nenhum projeto do papel. Os cursos mais completos e modernos de TI ensinam técnicas para o aluno aprender a organizar suas informações, dar os primeiros passos rumo ao empreendedorismo. O aluno com visão inovadora não é só aquele determinado a começar sua startup. Grandes empresas também estão de olho em profissionais com essas características. Mesmo internamente, é preciso saber escrever e detalhar projetos e também vende-lo. Nessa palestra será apresentado um processo para executar uma ideia de modelo de negócio, e transforma-lá em um grande negócio. Reunindo atividades fundamentais para você iniciar e principalmente dar sequência ao mesmo. Integrando as melhores práticas de gestão de projetos, desenvolvimento de software e validação de ideias em um modelo dinâmico

19:10
Coffee End
Instituto de Matematica
Apenas para inscritos no minicurso.
08:00
Antônio Apolinário
08:00 ~ 12:00
Instituto de Matemática - UFBA

Minicurso: Construção de jogos 3D baseados no motor de jogos Unity 3D.

O motor de jogos Unity 3D é uma das ferramentas mais utilizadas na área de desenvolvimento de jogos atualmente. Nesse mini-curso apresentaremos os conceitos básicos na construção de jogos 3D com esse motor. Também abordaremos o uso de scripts e shaders simples, que podem incrementar o visual e o realismo de um jogo. Ao final do mini-curso espera-se que a audiência consiga desenvolver um protótipo de um jogo aplicando os conceitos apresentados.

Escola Politecnica
09:00
Geisa Santos
09:00 ~ 10:00
Espaço Jusbrasil

Na trilha da Diversidade

Rails Girls, PyLadies, Women Tech Makers, Women Who Code, Code Girl...Qual importância das iniciativas para a diversidade nas áreas de exatas?

10:00
Tássio Noronha
10:00 ~ 11:00
Espaço Jusbrasil

Computação Afetiva - Construindo experiências além dos bits

Num mundo em que personalização é a alma do negócio, o desenvolvedor entender bem como o usuário interage com sua tecnologia pode ser o ponto chave para o sucesso ou fracasso da mesma. Em uma palestra onde sentimentos falam mais que bits, trarei um pouco sobre como a análise de emoções é capaz de abrir novas oportunidades de mercado, otimizar processos, criar tecnologias mais amigáveis e um panorama do que se movimenta no cenário da computação afetiva no Brasil e no mundo.

Lucas Ayres
10:00 ~ 11:00
Espaço TecnoAtiva

Segurança em Dispositivos Móveis - Saiba como detectar e se proteger das ameaças

Com a chegada da chamada "Era da informação" as pessoas estão conectadas o tempo todo e os computadores foram diminuindo para se adequar à essa necessidade. Com os dispositivos móveis sendo o centro das atenções, eles também passaram a ser o alvo de criminosos e fraudadores. Como se proteger dessas ameaças? Meu dispositivo está protegido? Estas são perguntas que muitas pessoas não são capazes de responder, devido à esta mudança ter acontecido de forma extremamente rápida. Esta palestra visa alertar sobre os principais perigos neste meio, tirar as principais dúvidas sobre o tema e indicar boas práticas para todos os usuários de tal dispositivo.

11:00
Rafael Verger
11:00 ~ 12:00
Espaço Jusbrasil

Precisamos falar do futuro

Aaah o futuro! Alguém sabe quando ele chega? E o que ele vai trazer? McFly e Dr. Brown acertaram o quê e quando, e você, sabe qual vai ser o futuro? Vem comigo e aprenda a lidar com o futuro da melhor forma [callbacks] [promises] [generators / iterators] [async / await]
Desenvolvedor de fullstack, apaixonado por front-end e um caso de amor com JavaScript. Gosto bastante da comunidade open source, e tento estar sempre presente nos slacks por aí afora. Quando não to codando gosto tomar uma cerveja, visitar novos lugares e fazer barulho batucando. Links: @rafaelverger [twitter/github/facebook/instagram/linkedin]

Salvador Torres
11:00 ~ 12:00
Espaço TecnoAtiva

Elevando o nível das suas pesquisas com o Elasticsearch

Com esse poderoso servidor de buscas Open Source, as suas consultas a dados nunca mais serão as mesmas!

12:00
Almoço
14:00
Thomas Buck
14:00 ~ 15:00
Espaço Jusbrasil

Esforço Estadual em Empreendedorismo e Inovação Tecnólogica

O tema empreendedorismo e inovação está cada dia mais presente na agenda da sociedade brasileira. Diversos esforços em nosso estado estão sendo realizados no sentido de promover a mudança de cultura, desde a academia até as empresas. Após uma apresentação dos principais conceitos da área, serão relatados alguns destes esforços, para que os atores e instituições presentes em nosso estado possam usufruir destas ações.

Senge
14:00 ~ 15:00
Espaço TecnoAtiva

Senge Estudante

...

15:00
Rodrigo Rocha
15:00 ~ 16:00
Espaço Jusbrasil

Indigente: desenvolvimento de jogos na UFBA

O Interactive Digital Entertainment (Indigente) é um grupo de pesquisa e desenvolvimento de jogos digitais fundado em 2004 por alunos do curso de Ciência da Computação da UFBA. Esta palestra mostra a trajetória do grupo e apresenta tecnologias, desafios e oportunidades para estudantes de computação interessados em desenvolver jogos e realizar pesquisa na área.

David Pinho
15:00 ~ 16:00
Espaço TecnoAtiva

Scrapy - Beyond the Tutorial

Scrapy é um web crawling & web scraping framework em python que possibilita a extração de dados de websites de maneira automática. O minicurso visa mostrar a fundo a utilização do Scrapy, mostrando também os conceitos necessários de Web crawling e Web Scraping. Durante o minicurso será criado um projeto Scrapy do zero, incluindo a criação dos spiders, uso de seletores CSS e XPath, uso de Regexs, criação de pipeline (Limpeza, Validação e Armazenamento dos dados).

16:00
Antônio Apolinário
16:00 ~ 17:00
Espaço Jusbrasil

Augmented Reality: to Infinity and beyond!

Realidade Aumentada (RA) é a área da computação que estuda tecnicas e métodos para a integração de elementos virtuais em um ambiente real. Os principais desafios nessa área são: registro, localização e acompanhamento dos objetos reais e virtuais, composição visual (considerado aspectos como iluminação, sombras e oclusões), além do gerenciamento de diversas tecnologias voltadas a integração real virtual. O objetivo dessa palestra é apresentar de forma introdutória algumas tecnicas da área, discutir o estado da arte e apontar para as perspectivas futuras da área.

David Pires
16:00 ~ 17:00
Espaço TecnoAtiva

Brincando Swift: iOS Nativo

Programação para iOS não é coisa de outro mundo, David Pires vai mostrar a criação de um aplicativo a partir do zero usando a linguagem Swift, narrando desde a ideia e a organização do layout, até partir para o código final e uma prévia de como é o processo de publicar um app real na loja.

17:00
Osvaldo Matos (Tupy)
18:00 ~ 19:10
Espaço Jusbrasil

Desenvolvimento baseado em componentes

O desenvolvimento baseado em componentes (component-based development → CBD) incorpora muitas caraterísticas do modelo em espiral pois ele é: Baseado na tecnologia de orientação a objetos; Reaproveitamento de código; Recursão → componente dentro de outro componente.

18:00
Alex Van de Sande
18:00 ~ 19:10
Espaço Jusbrasil

Blockchains para uma internet mais decentralizada

Apresentação do Mist e das tecnologias relacionadas que ele usa, o blockchain do Ethereum, o swarm e whispere.

19:10
Coffee End
Instituto de Matematica
Apenas para inscritos no minicurso.
08:00
Suzyanne Oliveira
08:00 ~ 12:00
Instituto de Matemática - UFBA

Minicurso: MYSTARTUP

Participantes são desafiados a desenvolver sua ideia de negócio a partir de um conjunto de ferramentas e templates repensados por Suzyanne, desenvolvendo os conceitos do modelo de negócio de forma prática.
O que você vai aprender:
Identificar oportunidades de negócio através de uma abordagem baseada em experimentação;
A explorar seu potencial criativo para gerar negócios inovadores;
Acelerar a inovação no desenvolvimento de negócios;
Aprender na prática como executar um modelo de negócio;
Extrair potencial das ferramentas conhecidas;
Conhecer melhor seu cliente e proposta de valor.

Escola Politecnica
10:00
Marco Reis
10:00 ~ 11:00
Espaço Jusbrasil

A Liquidez da Tecnologia

Marco Reis tem 20 anos de experiência em gestão de projetos industriais, incluindo a implantação de duas fábricas de automóveis no Brasil (Renault em Curitiba e Ford em Camaçari) assim como passagens na indústria siderúrgica, geração de energia e automação & robótica. Marco desenvolveu projetos nas áreas de ferramentas robóticas e manipuladores, veículos autônomos, gerenciamento de ativos, RCM, TPM, confiabilidade e manutenção em equipamentos críticos, e avaliação na aplicação de FMEA. Marco é formado em engenharia elétrica pela UFPR e mestrado em engenharia de produção pela UFSC, atualmente é doutorando da pós-graduação em Mecatrônica da UFBA. Atualmente coordena cinco projetos de robótica, nas áreas de mineração, submarina e energia, no Senai Cimatec e lidera o grupo do Instituto Brasileiro de Robótica em parceria com o Instituto Alemão de Inteligência Artificial.

Luan Oliveira
10:00 ~ 11:00
Espaço TecnoAtiva

Códigos maliciosos: relembrando o passado e prevendo o futuro.

Graduado em Ciência da Computação pelo Instituto Baiano de Ensino Superior, co- fundador do HackBahia e criador do blog Caçadores de Malwares, onde apresento artigos de análises de malwares e fraudes cibernéticas, focando no cenário do cibercrime brasileiro. Também participo da comunidade do site VirusTotal, realizando a descrição de ameaças detectadas. Tenho como foco de estudos na área de segurança, a parte de pesquisas de ameaças cibernéticas e criptografia.

11:00
Mauricio Pamplona
11:00 ~ 12:00
Espaço Jusbrasil

Reconhecimento facial em vídeo: desafios e aplicações

Mecanismos de controle de acesso são cada vez mais utilizados na nossa sociedade, e o reconhecimento biométrico tem se tornado cada vez mais popular para esta finalidade. Sistemas biométricos fazem uso de características físicas (impressão digital, face, íris) e comportamentais (voz, forma de digitar, forma de andar) dos seres humanos para distinguir entre diferentes usuários, e, diferentemente de outras formas de reconhecimento, como senhas e cartões magnéticos, não podem ser perdidas, esquecidas ou roubadas. Tais sistemas tem se tornado cada vez mais populares, sendo encontrados em equipamentos de uso geral, como caixas eletrônicos, computadores e smartphones. Apesar de ainda ser pouco explorada comercialmente, a face apresenta algumas vantagens em relação a outras características mais utilizadas, como (1) o funcionamento sem colaboração dos usuários, (2) a ausência de intrusão, e (3) a facilidade na aceitação por parte dos usuários, uma vez que os próprios seres humanos utilizam a face como a principal forma de identificação. Com a evolução de câmeras e computadores nos últimos anos, uma nova gama de aplicações surgiu baseada na análise em tempo-real de vídeos faciais, o que acarretou no surgimento de novos desafios de pesquisa nesta tema. Embora, na maioria das vezes, essas aplicações sejam voltadas para a área de segurança (identificação em ambientes monitorados e autenticação contínua), existem também diversos trabalhos voltados para a área de entretenimento, como a reconstrução 3D para a criação de avatares e também a animação facial em tempo-real.

Ramon Sena
11:00 ~ 12:00
Espaço TecnoAtiva

Você (provavelmente) não precisa de um framework css.

É muito fácil encontrar frameworks css (Bootstrap, Foundation...) sendo usado em todos os lugares. Mas utilizá-los tem um custo, seja por possuírem arquivos grandes, estilos que não estão sendo usados ou por terem código de difícil manutenção.Então vamos falar o porque de utilizá-los pode não ser a escolha certa para o seu projeto. E também veremos algumas técnicas de como criar um tema de um site sem frameworks.

12:00
Almoço
14:00
Gabriel Peixoto
14:00 ~ 15:00
Espaço Jusbrasil

As mágicas do Laravel

Vou mostrar como mais famoso framework de PHP realiza suas mágicas e como fui convencido a utilizar um framework.

Palestra Cancelada

Bianca Marques
Espaço TecnoAtiva

Desenvolvimento mobile multiplataforma com Xamarin.

Entenda como reduzir custos e compartilhar código construindo aplicativos nativos com uma só linguagem de programação.

15:00
Robinho
15:00 ~ 16:00
Espaço Jusbrasil

Mesos e Marathon: um amor roxo!

Com a explosão dos microservices temos muitas instâncias de inúmeros serviços para gerenciar e esse trabalho não é fácil e muito menos barato. Encontrar os melhores servidores para rodar todos esses serviços sem desperdiçar recurso é um ato heróico. E tem mais um pequeno detalhe, o seus serviços precisam estar sempre funcionando. O Apache Mesos, e frameworks como Marathon e Chronos, ajudam a resolver esses problemas. Nesta palestra vou expor como a Jusbrasil está usando o Mesos, e outras ferramentas do ecossistema, para manter os serviços sempre funcionando sem desperdiçar recurso.

Felipe Andrade
15:00 ~ 16:00
Espaço TecnoAtiva

Web crawling e scraping: Extraindo dados da web com Python

A cada dia temos mais e mais conteúdo disponível na web, tanto que 90% dos dados do mundo hoje foram criados nos últimos 2 anos. Mas como extrair informações relevantes disso tudo de forma automática? Por isso aprenda o básico para sair crawleando a web com Python.

16:00
Victor Martinez
16:00 ~ 17:00
Espaço Jusbrasil

Maintaining 200 Spiders and still having time to sleep

O Jusbrasil lida diariamente com milhares de documentos públicos. O volume de documentos extraídos é trabalho não só do time de Crawler mas também de inúmeros spiders que constantemente acessam a Surface e Deep Web em busca de novos artefatos. Nessa palestra discutiremos como o projeto de Notícias foi estruturado para lidar com o grande volume de dados e aproximadamente 200 spiders em execução.

Matheus Magalhães, Erik Vinicius e Rodrigo Correia
16:00 ~ 17:00
Espaço TecnoAtiva

Robocode: build the best, destroy the rest

Como programar um robô competitivo e nossa trajetória na Liga Brasileira de Robocode onde fomos campeão.

17:00
Jaydson Gomes
17:00 ~ 18:00
Espaço Jusbrasil

Como ser um bom dev FrontEnd em 2017

Nos últimos o chamado desenvolvimento FrontEnd nasceu e cresceu de tal maneira que, para muitos, atingiu demasiada complexidade. De fato, a evolução do JavaScript, do HTML e do CSS, resultou no nascimento de uma variedade de novos conceitos, ferramentas, bibliotecas e frameworks. Como se manter atualizado e relevante em um ambiente tão volátil? Como ser um bom desenvolvedor FrontEnd? Nesta palestra Jaydson irá mostrar sua visão do mundo FrontEnd e o que é necessário para se tornar um bom desenvolvedor FrontEnd em 2017.

18:00
Felipe Moura
18:00 ~ 19:10
Espaço Jusbrasil

Progressive Web App... Service workers a seus serviços

A internet no Brasil é muitas vezes instável, muita gente só conta com internet wi-fi ou com sinal muito fraco de 3G. Vamos sair desta palestra sabendo como criar páginas e imagens de 404 para nossos sites, redirecionamentos, e adicionar suporte offline para nossos sites e aplicações web. Vamos inclusive ver como fazer nossas páginas ficarem rápidas mesmo em conexões lentas.

Coffee Break
08:00
08:00 ~ 12:00
Instituto de Matemática - UFBA

2ª Maratona da SEMCOMP

A Maratona será uma competição em equipe com a finalidade de testar seus conhecimentos na arte da programação e para ganhar, você com a sua equipe, devem solucionar o máximo de questões corretas em menor tempo.

09:00
Ícaro Brito
09:00 ~ 10:00

Sistemas embarcados, prototipagem e aplicações

Estratégias para projetar e montar dispositivos (DIY) utilizando sistemas embarcados (Arduino, PIC, FreeScale, NodeMCU). E desenvolvimento de interfaces com matlab, smartphones e outros periféricos.

10:00
Fabiani Borges
10:00 ~ 11:00

Diálogos entre Direito e Tecnologia: uma interdisciplinaridade cada vez mais necessária.

Bloqueio de aplicativos: (im)possibilidade ante ao MCI e CF; Questões jurídicas relevantes nos novos modelos de negócios; Privacidade e proteção de dados; I.A. e robotização: impactos jurídicos e politicas públicas.

11:00
Cristina Serravalle
11:00 ~ 12:00

Gerenciamento de Projetos: Da Magia ao Suor

O gerenciamento de projetos vem ganhando cada vez mais espaço nas organizações públicas e privadas. Mas ainda representa um grande desafio para os profissionais que estão ou querem fazer parte desse grupo. O que há por trás disso tudo? Qual o segredo que transforma a carreira de gerente de projeto em algo tão atrativo? Venha conhecer de perto esses desafios e saber mais sobre o tema.

12:00
Almoço
14:00
Bruno Cabral
14:00 ~ 15:00

Engenharia reversa na prática

Já parou para pensar da onde vieram os cracks? Como são feitos? Essa será uma apresentação pratica que vamos mostrar como se usa engenharia reversa. Vamos mudar o comportamento de um jogo, de alguns aplicativos Windows e de uma aplicação Android.

15:00
Marla Dore
15:00 ~ 16:00

Machine Learning com as APIs do Google

Você sabe o que é Machine Learning? Venha conhecer esta tecnologia e aprender como usar as API's do Google que podem turbinar seus aplicativos com reconhecimento de voz, reconhecimento de imagem, tradução e reconhecimento de texto. Mesmo se você já usa Machine Learning conheça também o TensorFlow, uma biblioteca de algoritmo de Machine Learning do Google.

16:00
Lennon Leite
16:00 ~ 17:00

Identificando e explorando vulnerabilidades em larga escala através de falhas de desenvolvimento.

Nessa apresentação irei demonstrar como identificar vulnerabilidades em larga escala através de falhas de desenvolvimento utilizando o PHP como ferramenta de varredura e análise. Tudo dividido em alguns passos, desde o processo de entendimento da falha de segurança passando pela teoria até chegar na parte prática efetiva no código.

17:00
Coffee End